(62) 3514-3122 / observatorioueg@gmail.com

XIV ENFOPLE

23 a 25 de agosto de 2018

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Diálogos entre a universidade e a escola na (trans)formação de professores de línguas

Inscrição com apresentação de trabalhos
01/06/2018 a 23/07/2018
Cartas de aceite
23/07/2018
Inscrição sem apresentação de trabalho
01/06/2018 a 20/08/2018

Apresentação

O ENFOPLE – Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira, em sua 14ª edição e com o tema Diálogos entre a universidade e a escola na (trans) formação de professores de línguas, firma-se como um evento importante para a área de formação de professores de línguas estrangeiras, pois prima pelo envolvimento e participação dos alunos e egressos do curso, de professores de língua estrangeira das escolas públicas estaduais e municipais e professores pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e de outros países nas atividades do evento.

O objetivo principal desta edição do ENFOPLE é promover diálogos entre a universidade, as escolas, a comunidade e demais instituições e órgãos envolvidos na busca por uma prática educativa cada vez mais transformada e coerente com a contemporaneidade que nos desafia a formar professores de línguas capazes de (co)construir comunidades de estudantes envolvidos em sua própria aprendizagem,  para atuarem no cenário em transição que se configura atualmente, nessa era de globalização e tecnologia. Zeichner (2010) enfatiza a necessidade de repensar as conexões entre o curso de formação e as experiências concretas de prática de ensino e Darling-Hammond (2006) destaca a importância do fortalecimento dos cursos de formação de professores, embasando teórica e metodologicamente a realização deste evento.

 A UEG Câmpus Inhumas, responsável pela formação desses profissionais na região metropolitana de Goiânia, em Inhumas e região busca dialogar a respeito dos aspectos relacionados à área de conhecimento em questão, proporcionando aos professores de inglês das escolas públicas, assim como aos futuros professores, oportunidades de aprimoramento da competência linguística e metodológica por meio de realização de atividades nas quais o público alvo poderá interagir, refletir e, especialmente, dialogar com professores e pesquisadores com experiências em diferentes contextos nacionais e internacionais.

Esta edição proporciona aos professores participantes uma experiência de imersão em língua estrangeira: inglês, francês ou espanhol, entendidas como ações de promoção de interculturalidade em ambientes híbridos de aprendizagem.  Contempla, ainda, na discussão entre a universidade e escola, os estudos a respeito do ensino de línguas estrangeiras para crianças (LIC) e políticas para a formação de professores de Língua Estrangeira para crianças LEC. Rocha (2012) destaca a importância de delineamento de bases mínimas comuns para o ensino de LI nos anos iniciais do ensino fundamental público “que se apresentem flexíveis e teoricamente convergentes com o protagonismo social e com a formação plural” (ROCHA, 2012, p. 34). Para isso, propomos um diálogo, por meio de oficinas e conferências com professores de diferentes estados do país e de outros países como a professora canadense, doutora em Educação, especialista em ensino de línguas para crianças em diferentes contextos internacionais.

Entendemos que os cursos de formação de professores de línguas estrangeiras precisam se adequar ao cenário que já se evidencia em escolas privadas e públicas, mobilizando esforços para preparar um professor reflexivo e crítico, competente linguística e pedagogicamente para o ensino de LI em diferentes níveis de ensino. De acordo com Chaguri e Tonelli (2013, p. 37) “oferecer condições para que todos os indivíduos possam adquirir pelo menos uma base para desenvolvimento futuro no uso de uma LE deve ser preocupação de uma política educacional nacional.”

Portanto, o evento ora proposto consolida-se em sua décima quarta edição pela relevância de seu impacto na formação continuada dos profissionais do ensino de línguas estrangeiras e das suas ações que priorizam a interação e a e a colaboração entre as instituições participantes.

 

Resumo do Evento

A décima quarta edição do Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (ENFOPLE) realizada na UEG Câmpus Inhumas tem como tema Diálogos entre a universidade e a escola na (trans) formação de professores de línguas. A realização deste evento, que a cada ano se fortalece como um evento internacional, promove a interação e a colaboração entre pesquisadores, professores em formação e da educação básica. Esta edição conta com palestrantes do Brasil, Canadá e Estados Unidos que compartilharão experiências de micro agência entre universidade e escola, contribuindo para a formação de professores de línguas e para o desenvolvimento de práticas reflexivas e transformadoras perpassadas pela transdisciplinaridade e em contextos transculturais híbridos de aprendizagem de línguas estrangeiras nos diferentes níveis de ensino. Inclui, ainda, oficinas e rodas de conversa que possibilitam a troca de experiências profissionais e linguísticas com professores de línguas de outros países.